Panorama em grupo - Casa do Baile II
(com tratamento de cor no Photoshop)
GRUPO: Laura Carvalho; Luciana Rattes Máximo de Castro; Luiza Moura Rabelo Costa e Yumi Imanishi Faraci
CASA DO BAILE À FLOR DA PELE
Chegou a hora de fazer um panorama em grupo. De unir diferentes idéias, pontos de vista e exigências. De extrair o máximo daquele ambiente já tantas vezes explorado por nós, atrás de algo que fosse realmente bacana de ser mostrado. Juntar a arquitetura e o paisagismo aos nossos olhares - tão diferentes. Registrar a experiência de cada um em seu trabalho anterior influenciando tanto nesse novo olhar. Com novas surpresas a cada visita.Percebemos daí a essência do nosso novo trabalho. Uma tentativa de reflexão sobre as diferenças. Sobre as memórias, os diálogos entre nós e o ambiente que nos cerca, e o que deles fica realmente em nós.
Usamos das diferenças de cada um, das lembranças que nos marcaram (imagens sobre nossos corpos) que em cada experiência é completamente diferente. Que o que fica em nós também sofre deformações, dependendo das individualidades (no caso, dependendo de cada corpo - dos integrantes do grupo - e posição em que a imagem da Casa do Baile é projetada). Tentamos mostrar interações entre pessoas e espaços e como cada um interfere nessa imagem para si.Usamos de duas dinâmicas: no primeiro momento projetamos as imagens e tentamos interagir com elas, algo como mergulhar na projeção. Já no segundo momento fizemos com que as imagens ‘se desdobrassem’ para mergulhar em nós. Outro fato interessante foi que, inicialmente quase que sem-querer, tridimensionamos imagens que estavam planas. Ou seja, revertemos o processo da fotografia e a fotografamos de novo, o que deu um resultado interessante.
Na montagem do panorama propriamente dito, fomos influenciadas por David Hockney e suas polaróides e pelo trabalho mostrado em uma aula, que foi usado no site de um bailarino. Usando fotos de alta qualidade tentamos disponibilizar maior interação ao trabalho, dando ao observador a opção de ver em boa resolução - através do uso de zoom- uma foto que a princípio estava fora do seu alcance, ou do seu entendimento. Também na montagem, tentamos aproveitar ao máximo as linhas orgânicas dos nossos corpos, pra enfatizar as curvas de Niemeyer; além das cores dos jardins de Burle Marx com bastante contraste e a formação de “ilhas de cores”.
Tentamos porem uma abstração não completa, fazendo uma alusão a um panorama 'retíilíneo" da Casa do Baile, colocando textura de chão e plantas em baixo; construção, árvores e lagoa no meio e tons de azul - de céu, azulejos e até mesmo água - em cima. Mas foi dícifil dar a unidade que queríamos ao resultao final, não foi tão fácil agrupar as fotos por 'tema'.
O acervo de fotos utilizadas foi de cerca de 600, todas tiradas pelos integrantes do grupo nas diversas visitas feitas ao local. Com uma preocupação estética, utilizamos a imagem projetada sobre a pele e mais imagens de texturas e cores – que nos proporcionavam fotos com composições mais agradáveis.
A nossa grande dificuldade e preocupação na edição do trabalho foi que, ao utilizar fotos de nossos corpos semi-nus, o trabalho não ficasse apelativo e nem que nos sentíssemos expostas - o que foi um dos maiores desafios, abdicamos no processo de fotos que ficaram fantásticas.Pretendíamos fazer um trabalho maior, com muito mais fotos, mas o prazo curto não possibilitou. Esperamos que esse material, e técnica, sirva de base para outros projetos.
10 Comentários:
Que isso, ow, palmas.
Ideia fascinante e explicação impecável, Yumi. Parabéns!
Ps: Aqui e a Lívia; já desisti de usar meu perfil no seu blog.
Ake é o Bruno de Jardinopolis.
Tenso-
Menina muito linda com muito talento
Vai com Deus.
O que dizer.... neste momento mesmo só conhecendo a sua existência depois deste fato trágico, é triste imaginar tudo o q aconteceu com vc e sua família. Sabe é estranho dizer mas sinto como se eu a conhecesse antes, a Yumi ficou próxima a mim sem ela querer... e por isso oro que Deus venha confortar o coração de cada pessoa da família de dos amigos....
Deus Ele ele recolhe as pessoas mais especiais p ficar ao lado dEle.... mas cedo ou tarde todos iremos no encontrar....
Um abraço a todos os familiares e amigos....
Priscila Mestieri
Putz!Sem palavras. Já era fã dela desde q assistí ela cantando a primeira vz.Já esperava ansioso pra ver realizada a minha aposta q fiz com amigos de que ela iria estourar nas paradas logo logo...ontem assistindo o jornal não quis acreditar no que ouvia...infelizmente era verdade ;~~ Vai em paz lindah! Vai brilhar lá em cima! Bjusss, ;* *-*
Yumi mesmo nao ter te conhecido parece que tive uma grande amizade com vc,queria ter conhecido voce antes dessa tragedia pena que nao tive oportunidade,vai com deus mais ou mais tarde vamos nos encontrar
Yumi Descanse em PAZ!!!
Uma menina tão talentosa e tão cheia de vida, é difícil acreditar ... vá com Deus Yumi, descanse em paz.
acho que a yumi queria ser tdo! musica,modelo, cantora,fotografa etc etc,metida pra caramba!acho injustiça com tantos casos de mortes mais importantes,importante no sentido de dor,sofrimento! vai com deus japinha!
Linda Garota, tu voz, tu música, tu sonrisa, tu luz quedará para siempre con nosotros. Ahora estás en el cielo junto a Diós cantandole tus bellas canciones. Nosotros jamás te olvidaremos y tu música perdurará para siempre en nuestros corazones.
En el cielo hay un angel más.
Linda Garota, descansa en paz
Te queremos. I love you.
não conhecia ela , mais me comovi então quero deixar meus sentimentos aos familiares , e os familiares de seu seus colegas também , Que Deus abençõe todos , e Yumi , Descance em Paz meu anjo ! bjos
Bruna Gréggio Noé , volta Redonda -RJ-
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial