segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Meu Tio (Mon Oncle, 1958)

Este filme francês, de 1958, onde o diretor (Jacques Tati) é o próprio protagonista, serviu de "fonte criativa" à formulação do objeto interativo (última proposta). Não que tenha me baseado nele, mas o fato de ter assistido ao mesmo, "abriu" minha mente para inúmeras possibilidades de criação, mesmo que o resultado final de meu objeto não venha a ser nada parecido com algo que possa ter sido proposto no vídeo...
O humor, conjugado com a inovação tecnológica que, para a época, propunha soluções inexplicáveis aos objetos e à arquitetura, fez deste filme uma comédia divertida e suave de assistir! Com uma casa moderna e hábitos pra lá de repetitivos e sistemáticos, um menino, seus pais e seu tio criam uma pequena história que se repete ao longo do filme, enquanto surgem mais e mais criações mirabolantes; e é esta trama que faz o espectador rir e deliciar-se com as banalidades do dia-a-dia!
Entendendo ou não francês, lendo ou não a legenda, é um daqueles filmes que as imagens já conseguem dizer praticamente tudo que precisamos saber...ou até mesmo mais! Deixando, assim, o campo aberto a interpretações.
P.S.: Um objeto que não consigo esquecer, talvez por sua incrível funcionalidade, é a jarra arredondada que quica ao cair! Simplesmente achei uma idéia revolucionária! Imaginem só...poder derrurbar, sem querer, aquele suco de uva da geladeira e não quebrar - mais uma vez - a jarra! Tudo bem que a lambança seria a mesma, mas só de não ter vidro no meio já adianta meio caminho!

4 Comentários:

Blogger Unknown disse...

descanse em paz

2 de janeiro de 2010 às 12:54  
Blogger mahappy disse...

intenso... para uma menina de 18 anos!!!

4 de janeiro de 2010 às 07:10  
Blogger Lorenna Lobo disse...

adorei esse filme, assisti numa aula de introdução a arquitetura e urbanismo no 1o semestre :)

4 de janeiro de 2010 às 17:52  
Blogger solange disse...

DESCANSE EM PAZ, QUE DEUS DE MUITO FORÇA PARA SEUS PAIS AMIGOS E TODOS QUE A ADMIRAM COMO EU

4 de janeiro de 2010 às 18:19  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial